quinta-feira, 11 de julho de 2013

ALBÂNIA E A MISSÃO ANTIOQUIA

Amigo em Missões,

A história da Albânia e Missão Antioquia começou há muitos anos atrás, exatamente em 1979 quando a Missionária Nájua Diba recebeu o chamado específico para esta nação. Na época, Albânia era o país mais fechado do mundo para o Evangelho, de fato em sua constituição havia a declaração – Não existe Deus.

Emmanuel Church 2o Andar
Após o treinamento e envio através da Missão Antioquia, após 12 anos desde o seu chamado, de uma forma milagrosa e com muita perseverança ela entrou na Albânia para ficar. Nájua foi a primeira missionária a entrar nesta nação após a abertura.

Já dentro do país ela iniciou um trabalho intenso de evangelização que culminou na formação da primeira igreja evangélica da Albânia após a abertura. Uma segunda igreja foi fundada pela Nájua em um bairro nos arredores da capital Tirana – Emamuel Church.

Devido ao seu trabalho neste país, desde então temos acompanhado o desenvolvimento da igreja. Os primeiros anos embora com frutos maravilhosos, foram árduos. Hoje porém, com alegria podemos ver o crescimento que o Senhor tem dado a sua igreja.

Nos início dos anos 2000 outro casal veio para Albânia, José Anchieta e Nelimar, que também
Igreja Assembleia de Deus - Instituto
plantaram um igreja – Igreja Assembleia de Deus.

Essas duas igrejas estão em plena expansão. A primeira está prestes a iniciar a construção do templo, com ajuda de igrejas no Brasil. E a segunda acabou de alugar um prédio de três andares, onde funcionará a igreja e projetos de educação, esporte e socialização.



Reunião com as duas igrejas
Tivemos a oportunidade de participar de uma reunião com irmãos das duas igrejas, onde presenciamos um momento muito especial. Ministramos e oramos por obreiros nacionais que estão assumindo o trabalho. Silas pregou sobre a questão de estar disposto e não temer a cumprir o chamado do Senhor.




Viajamos para o sul do país, já na divisa com a Grécia. Ali encontramos irmãos queridos, entre eles
Márcia e Dona Sabina
uma senhora chamada Sabina,de origem muçulmana, que teve uma experiência muito marcante com o Senhor. No ano de 97 ela e seu esposo foram atacados por bandidos em uma de suas viagens pela serra que leva ao sul, quando quase foram metralhados. Mas no momento de terror ela clamou a Deus e Ele a respondeu, livrando-os daquela situação.

Após esta experiência ela começou a buscar a Deus de todas as formas e acabou se envolvendo com misticismo. Até que encontrou uma amiga que havia se tornado cristã que a encaminhou para uma igreja. Hoje ela é uma serva convicta do Senhor. Ao perguntarmos com ela se sente, ela nos respondeu que é muito contente com Jesus, e no dizer albanes completou – Como amo meus olhos, assim eu amo a Jesus. Ele está todo tempo tempo no meu coração e na minha mente.

Como esta senhora, existem muitas outras prontas para ouvirem o Evangelho. Apesar de também haver um esforço do islamismo neste país, este é um tempo oportuno na Albânia. Ainda existem muitas cidades sem igrejas.

Precisamos orar para que a oportunidade que agora está aberta para falar de Jesus seja aproveitada e que sua igreja realmente cresça e permaneça nesta nação.


Equipe Atual
A Missão Antioquia tem o alvo de alcançar a região dos bálcans, onde está a Albânia, Macedônia, Kosovo e outros países. No momento estamos com a Missionária Nájua e dois outros casais neste país.

Silas e Márcia