quinta-feira, 16 de junho de 2011

BAMACO 16.06.2011


Rev. Daniel da Alianca Evangelica Mali
Amigo em Missões,

Temos a prioridade de trabalharmos nos lugares onde há menos de 1% de evangélicos. Mas isso não quer dizer que ali não tenha uma igreja, ou uma aliança evangélica respeitada pelo governo. Esse é o caso do Mali. Apesar de poucos evangélicos, existe aqui a décadas uma igreja nacional que goza de respeito com as autoridades. Por isso, o governo lhe concede 50 minutos semanais na televisão nacional, como também concede espaço para grupos religiosos majoritários. Ou seja, aqui tem uma história de igreja e de respeito. Como a Igreja Brasileira e Antioquia poderão servir e honrar o que Deus vem fazendo por aqui? Como poderemos ajudá-los a expandir suas fronteiras? Como fazer isso com humildade e aprendendo com os nacionais? Pois, somente eles podem nos ajudar a retirar os pontos cegos de nossa compreensão sobre a realidade aqui. Sendo assim, na minha passagem no Mali encontrei-me com a liderança do país.

Reuni hoje com o Presidente da Aliança Evangélica do Mali. Meu propósito era explicar:

1) O papel da AMTB no Brasil;
2) O papel da MA;
3) Um futuro papel de uma aliança evangélica no Brasil, se vier ocorrer com relevância;
4) O modus operandis da Antioquia. Ou seja, nosso perfil de missionário; o nível de maturidade; a liberdade de abrirem ministérios que serão nacionais em áreas com menos de 1% de evangélicos. Pois, não abrimos antioquias, mas os missionários abrem projetos que esperamos tornem-se igrejas nacionais também. Enfatizei que no país viemos para servir e aprender com os nacionais, sem trazer  respostas prontas de uma outra cultura.

Tendo feito isso, podemos agora orientar nossos dois casais a desenvolverem seus projetos, mas também pedimos que se aproximem e apoiem os esforços da aliança evangélica nesse país.

Nada do que faço aqui seria possível sem o apoio logístico do Paulo e Míriam que me hospedaram no país, e que me acompanham por onde passo. Sou muito grato aos meus novos amigos.

Estou utilizando internet 3G de baixa velocidade. A semana que vem espero baixar algumas fotos e informar o que a Márcia vem realizando na Inglaterra. No domingo nos encontraremos quando começará o encontro dos missionários da MA.

Obrigado por toda ajuda ao nosso ministério.

Silas e Márcia Tostes