sábado, 21 de agosto de 2010

ESPANHA






Amigo em Missões,

No passado Santa Fé foi um lugar de grande resistência a ocupação árabe na Espanha. Santa Fé, portanto, era uma cidade forte, com suas ruas apertadas, muros e portões altos. Era um lugar estratégico para o governo e avanços militares. Aqui era uma base militar no século 15.


Hoje em dia a cidade ainda oferece suas resistências. Contudo, Deus tem sua forma de trabalhar, humilhando o soberbo e exaltando o humilde. Possivelmente, a forte crise econômica que abate a Espanha, é uma forma de Deus amolecer corações e levá-los a clamar ao Senhor. A falta de emprego e os muitos apartamentos vazios sem compradores e sem inquilinos, derrubaram o volume de dinheiro que por aqui circulava. Sendo assim, pelos menos aqueles que tinham um certo conhecimento de Deus, no aperto pode se voltar a Ele.

Há na história de missões os seus aparentes acasos. O Pr Jack Douglas, certa ocasião em contato com uma brasileira, Dona Madalena, recebeu o desafio de começar em sua casa cultos. Seu marido não era evangélico. No passado ela havia sido assembleiana, mas devido a problemas familiares afastou-se da igreja, porém, a semente estava lá. Foi por meio de cultos em um lugar remoto de Santa Fé, na casa da Dona Madalena, que a igreja começou. Logo cresceu e precisaram alugar um lugar para reuniões.

Nos dias de hoje a igreja possui uma freqüência de 15 pessoas nos domingos, na maioria são ciganos. Já realizarem 3 batismos em 2010. Há na igreja pessoas que foram tocadas pelo amor de Deus, e nessa base, tornaram-se os seus servos. Pessoas como Maria (nome não verdadeiro), curada de mioma, o qual simplesmente desapareceu dos exames médicos depois da oração. Ou, como o Carlos (nome não verdadeiro), que era depressivo e tomava 25 comprimidos por dia. Mas tocado pelo Senhor, deixou aos poucos os comprimidos para simplesmente ter uma vida normal. Ele ama o Senhor, casou recentemente e dirige os estudos bíblicos. Há também pessoas como o Pedro (nome não verdadeiro). Vivia drogado e da venda de drogas. Hoje não só está longe desse passado, como a sua própria esposa diz para todos que ele mudou muito.

Além dessas bençãos em Santa Fé, o Pastor Jack Douglas começou uma outra igreja, num bairro de muitos conflitos e forte presença de drogas. A igreja em La Tchana tem uma frequencia de 25 pessoas, nesse caso, são mais brasileiros. E,  como qualquer igreja com muitos brasileiros imigrantes, tem toda sorte de problemas sociais, como: casamentos que estavam por se desfazerem-se, pessoas envolvidas nas drogas, solidão... Ali também vimos pessoas renovadas em sua confiança e comunhão com Deus. Ou seja, desviados reconciliados, maridos convertidos e filhos resgatados. Alegrou-nos muito ver as igrejas fundadas pelo Pastor Jack Douglas.

OUTRAS ATIVIDADES NA ÁREA DE GRANADA

Evidentemente, que também reuni-me particularmente com vários missionários, como: Cristina e Elton, recentemente expulsos do Marrocos. Agora buscam do Senhor direção para o próximo passo. Nesse mesmo contexto, Maria das Graças está para sair desse país, antes que também, seja expulsa. Passará um tempo na Espanha, trabalhando e estudando. Assim se capacitará melhor para atuação na área social em campos fechados. Nesse país também trabalhará diretamente com as imigrantes.

Apesar do tempo corrido, também consegui visitar a igreja Batista de Ilhora. Sua membresia é na sua maioria de ciganos. Ali Xavier e Márcia fazem um ótimo trabalho de pregação, ensino e pastoreio.

Estamos felizes, pois, vimos que os missionários da Missão Antioquia destacam-se por meio de ministérios relevantes em seus contextos. Que o Senhor nos dê cada vez mais obreiros de valor.

Muito obrigado pelo grande apoio à obra missionária.


No Senhor,

Pr Silas e Márcia Tostes