sábado, 29 de junho de 2013

NO CAIRO

Na verdade o choque cultural já começa no início da viagem, ainda em solo inglês onde tomamos o avião, na sala de embarque pode se ver muitos trajes diferentes, mulheres cobertas e homens com seus chapéus característicos.
No avião, antes mesmo de ser apresentadas as orientações do voo, há uma leitura do alcorão em plena tela dos passageiros. ( Imagina se fosse leitura da Bíblia em voos de companhias de países ditos cristãos, como seria a resistência - falta de respeito pelos outros de outras outras fés!!!!).
A chegada ao Cairo à noite traz uma linda cena - uma cidade muito bonita com muitas luzes, em especial ao longo do Rio Nilo. Logo no aeroporto encontramos a AlI , que nos aguardava com um amigo em comum - Antônio. A propósito, o tempo com eles tem sido muito bom!
A luz do dia trouxe revelações de diferentes realidades. O transito é algo a parte, sim uma experiencia! Quem já esteve aqui sabe muito bem o que significa - muitas buzinas!!!! De manha saímos de casa para encarar este transito. E algo mais aconteceu - o carro do nosso amigo pifou em meio ao caótico transito - tivemos e maior experiencia de empurrar o carro em meio a todo aquele barulho. Sim, um segredinho - é só ir dando com a mão que os carros dão passagem.
Logicamente que visitamos as pirâmides - o Antônio que é também um guia turístico nos deu uma aula sobre esses monumentos históricos. O que nos chamou atenção foi o que ele nos disse sobre a crença por trás de todo este esforço arquitetônico. Os egípcios daquela época tinham esperança na ressurreição, por isto se preparavam para ela. Na verdade tinham esperança da vida eterna, mas não tinham um caminho!
As casas não eram tão importantes como os túmulos. Os mais ricos faziam réplicas de tudo o que tinham para usar na vida eterna. Os reis, as piramides!!!
Hoje os egípcios ainda não tem certeza da vida eterna. E continuam ser tem o caminho!

CRISTÃOS CÓPTICOS
Há aqui no Egito um grupo de Cristãos chamados cópticos, são em média 10% da população. Eles têm uma igreja muito linda na rocha - MUKATAN, que na verdade, siginifica partido. Diz a tradição que no ano de 972, o sutão Fatimida desafiou os cristãos já existentes no país na época, ele disse que se eles fossem verdadeiros na sua fé, eles orariam para que a montanha que hoje é chamada de Mukatan, se partisse , então eles estavam com a verdade.
Encorajados por um sapateiro, os cristãos oraram e jejuaram por 30 dias e no final deste tempo, houve um terremoto e a montanha se partiu. Assim ficou claro que fé dos cristãos era verdadeira. E a partir daquele tempo a montanha foi considerada sagrada pelos cristãos.
Em 1959, o Presidente Nassar disse que se aquele lugar era sagrado para os cristãos, para ali eles levariam o lixo da cidade, pois para eles , a fé dos cristãos era considerada um lixo. E realmente o lixo da cidade foi para lá. Os moradores ali vivem da reciclagem.
Nos anos 80, um milionário através de uma experiencia com um catador de lixo que havia encontrado um caro relógio no lixo e saiu procurando o dono. Ao ser perguntando porque ele nao ficou com o relogio, ele respondeu que sua fé em Jesus valia muito mais que um relogio. O homem rico ficou tao tocado que se converteu. A partir de sua profunda experiencia com Deus ele mais tarde se tornou um religioso e em 85 iniciou a construção da igreja na 'montanha fendida'.
Esta é uma construção muito linda! O lugar fica no meio da cidade do lixo, mas é uma ilha de tranquilidade e espiritualidade. Mas, o mais lindo é ver o que Deus tem feito por lá - há um avivamento. Ha cultos, em toda tradição cóptica, com 2-3 mil pessoas. E uma vez por ano, há um dia de oração para o qual se reunem 7-10 mil pessoas.
O que o inimigo planejou para o mal, o Senhor reverteu em benção. A presença cristã e meio a todo aquele lugar sujo e de aparência triste, trás uma luz que brilha.
Em um momento único quando ouvíamos esta historia também contada pelo Antonio, meus olhos se elevaram para montanha de pedra - e lá no alto estava escrito - Então se verá o filho do homem vindo sobre as nuvens com poder e glória. Meu coração se encheu de alegria, o Senhor reina e por fim seu reino será estabelecido!
No bairro ao redor, os cópticos continuam morando lá e sendo responsáveis pela reciclagem do lixo. Para quem a primeira vez, a visão trás tristeza e choque. Para os que têm acompanhado há mais tempo, já podem ver mudanças. Em grande parte realizada por inúmeras organizações cristãs que trabalham na área. A nossa oração é: que o reino de Deus se estabeleça mesmo naquele lugar e que ainda se torne um lugar limpo, bonito e agradável.
Contudo, ha um significado. No meio do lixo, há esperança!

SITUAÇÃO TENSA NO PAÍS
Vocês devem estar acompanhando as noticias e devem estar sabendo que aqui também haverão manifestações. Na verdade estão marcadas para sexta e domingo próximos, mas a tensão já instalada no lugar.
Nós estamos seguros dentro de um contexto e recebendo informações de como agir caso as coisas compliquem. A resposta do governo às reivindicações são bem diferentes das que temos visto no Brasil.
Deixaremos o país na sexta feira à tarde, precisamos de benção do Senhor para que o caminho para o aeroporto esteja aberto. Mas todos os outros que aqui ficarão, precisarão de nossas orações, para que o Senhor traga paz a esta nação, assim como as mudanças que são necessárias. 

Continuamos contando com suas orações.