sexta-feira, 18 de março de 2011

VISITA A COCHABAMBA


Amigo em Missões,

Veja outras fotos no fim dessa mensagem.

Caminhamos por fé, por isso, vemos grandes realizações, mas nem sempre contamos mesmo que as veremos. Ao longo dos anos vimos passar pelo Curso de Preparo Missionário (CPM) pessoas que não imaginávamos que iriam dar tão certo.  Outras que nem mesmo pensávamos que sairiam ao campo. E claro, vimos também aqueles de muito potencial, mas que não permaneceram na causa missionária.

Pr Ismael, Gilvanete e Família
Lembro-me da missionária Gilvanete, que tinha chamado para atuar entre os quechuas, acabou indo para a Bolívia e não Peru. Casou-se com o Ismael, boliviano de etnia quechua. Tiveram dois filhos que estão na adolescência e firmes com o Senhor. Foi motivo de alegria visitá-los e ver a igreja construída com 120 membros. A frequência gira em torno de 150 pessoas. Ali implantaram a visão celular do G12, sem complicações extras, simplesmente com a metodologia do encontro, discipulado, escola de líderes, escola de obreiros, e isso nos mais diversos níveis. A igreja está crescendo numericamente, mas também na sã doutrina, com muito alegria, comunhão e muitos jovens.

Djanir
Foi nesse contexto acima que também vi a missionária Djanir atuando em Cochabamba. É normal os alunos chegarem para o treinamento missionário meio assustados, com medo do desconhecido, sem jeito por não terem laços no Vale, e com sentimento de perda por tudo que deixaram. Evidentemente, que a Djanir passou por tudo isso. Estranhou o frio do sudeste, o ritmo mais intenso de atividades... Havia também muitos desafios. Será que a igreja a enviaria? Será mesmo que iria ao campo? Bem, o tempo passou e a Djanir vou enviada. Claro que teve que esperar pela aprovação da igreja e pelo visto que complicou. Mas hoje encontra-se em Cochabamba, está feliz, integrada na igreja do Pr Ismael e Pra Gilvanete. Atua também na Creche Pequeno Moisés. Ao vê-la pensei, será que na aquela primeira semana de CPM dava para imaginar que ela se desenvolveria tanto! Mas Deus que vê o coração sabe quem Ele levanta e quem usará para a glória do Seu nome.

Pr Alex, Dayan e Filhos
Em Cochabamba também visitei Alex e Dayan. Eram de uma igreja grande, mas sem visão missionária, ou com uma visão distorcida. O Pastor presumia que em 6 meses o missionário levantaria uma igreja e seria sustentado pelos nacionais. O alvo de missões é implantar a igreja, levantar nacionais e sair para outra atividade pioneira. O alvo nunca pode ser ficar no campo sendo sustentado pelos nacionais. Isso é obrigação da igreja enviadora. Contudo, Alex e Dayan apoiam um trabalho existente no papel de pastores, evangelistas... Coube ao Alex dirigir 3 vezes na semana um programa de televisão. No dia 14.03.2011 fui entrevistado nesse programa e falei do movimento missionário brasileiro. Foi uma  bênção. A presença desse casal no campo também é milagre, pois, partiram de uma situação bem instável, mas perseveraram e estão trabalhando. Deus levantou outros mantenedores para eles.


Brasilino e Marilene
Brasilino e Marilene, continuam firmes estabelecendo igreja e apoiando crianças pobres por meio das refeições que oferecem. Hoje a igreja já tem 15 membros. Marilene terminou o curso de psicologia e atuará também entre as famílias da Bolívia.





Terminamos a visita a Cochabamba com um jantar com os missionários. Veja outras fotos abaixo. Em breve envio notícias da visita a Santa Cruz, Bolívia.


Silas e Márcia Tostes

MAIS FOTOS


Jantar com os missionários
Culto na Igreja do Pr Ismael
Escola de Dança da Dayan














Pr Alex na Televisão
Creche Pequeno Moisés
Creche Pequeno Moisés