sábado, 21 de agosto de 2010

ESPANHA






Amigo em Missões,

No passado Santa Fé foi um lugar de grande resistência a ocupação árabe na Espanha. Santa Fé, portanto, era uma cidade forte, com suas ruas apertadas, muros e portões altos. Era um lugar estratégico para o governo e avanços militares. Aqui era uma base militar no século 15.


Hoje em dia a cidade ainda oferece suas resistências. Contudo, Deus tem sua forma de trabalhar, humilhando o soberbo e exaltando o humilde. Possivelmente, a forte crise econômica que abate a Espanha, é uma forma de Deus amolecer corações e levá-los a clamar ao Senhor. A falta de emprego e os muitos apartamentos vazios sem compradores e sem inquilinos, derrubaram o volume de dinheiro que por aqui circulava. Sendo assim, pelos menos aqueles que tinham um certo conhecimento de Deus, no aperto pode se voltar a Ele.

Há na história de missões os seus aparentes acasos. O Pr Jack Douglas, certa ocasião em contato com uma brasileira, Dona Madalena, recebeu o desafio de começar em sua casa cultos. Seu marido não era evangélico. No passado ela havia sido assembleiana, mas devido a problemas familiares afastou-se da igreja, porém, a semente estava lá. Foi por meio de cultos em um lugar remoto de Santa Fé, na casa da Dona Madalena, que a igreja começou. Logo cresceu e precisaram alugar um lugar para reuniões.

Nos dias de hoje a igreja possui uma freqüência de 15 pessoas nos domingos, na maioria são ciganos. Já realizarem 3 batismos em 2010. Há na igreja pessoas que foram tocadas pelo amor de Deus, e nessa base, tornaram-se os seus servos. Pessoas como Maria (nome não verdadeiro), curada de mioma, o qual simplesmente desapareceu dos exames médicos depois da oração. Ou, como o Carlos (nome não verdadeiro), que era depressivo e tomava 25 comprimidos por dia. Mas tocado pelo Senhor, deixou aos poucos os comprimidos para simplesmente ter uma vida normal. Ele ama o Senhor, casou recentemente e dirige os estudos bíblicos. Há também pessoas como o Pedro (nome não verdadeiro). Vivia drogado e da venda de drogas. Hoje não só está longe desse passado, como a sua própria esposa diz para todos que ele mudou muito.

Além dessas bençãos em Santa Fé, o Pastor Jack Douglas começou uma outra igreja, num bairro de muitos conflitos e forte presença de drogas. A igreja em La Tchana tem uma frequencia de 25 pessoas, nesse caso, são mais brasileiros. E,  como qualquer igreja com muitos brasileiros imigrantes, tem toda sorte de problemas sociais, como: casamentos que estavam por se desfazerem-se, pessoas envolvidas nas drogas, solidão... Ali também vimos pessoas renovadas em sua confiança e comunhão com Deus. Ou seja, desviados reconciliados, maridos convertidos e filhos resgatados. Alegrou-nos muito ver as igrejas fundadas pelo Pastor Jack Douglas.

OUTRAS ATIVIDADES NA ÁREA DE GRANADA

Evidentemente, que também reuni-me particularmente com vários missionários, como: Cristina e Elton, recentemente expulsos do Marrocos. Agora buscam do Senhor direção para o próximo passo. Nesse mesmo contexto, Maria das Graças está para sair desse país, antes que também, seja expulsa. Passará um tempo na Espanha, trabalhando e estudando. Assim se capacitará melhor para atuação na área social em campos fechados. Nesse país também trabalhará diretamente com as imigrantes.

Apesar do tempo corrido, também consegui visitar a igreja Batista de Ilhora. Sua membresia é na sua maioria de ciganos. Ali Xavier e Márcia fazem um ótimo trabalho de pregação, ensino e pastoreio.

Estamos felizes, pois, vimos que os missionários da Missão Antioquia destacam-se por meio de ministérios relevantes em seus contextos. Que o Senhor nos dê cada vez mais obreiros de valor.

Muito obrigado pelo grande apoio à obra missionária.


No Senhor,

Pr Silas e Márcia Tostes

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GRAN CANARIA

Amigo em Missões, (Mais fotos abaixo)

Nesses dias de 17.08.2010 a 20.08.2010, estou visitando os missionários Daniel e Márcia. A Márcia foi enviada ao campo na parceria Antioquia / PMI. No campo casou-se com o Daniel, missionário argentino. Depois de trabalharem em áreas fechadas vieram para ministério na ilha Gran Canaria. Além do abençoado ministério na Igreja Batista do Fondillo (Foto ao lado), atuam também com grupos mais fechados, porém, quanto a isso não poderemos informá-los.

A Igreja Batista do Fondillo é bonita e ativa. Uma breve visita, por meio desse link no site da igreja, mostrará pelas atividades anunciadas e pelas fotos publicadas que são ativos e envolventes. Muito nos alegrou ver o cartaz da última conferência missionária. Foi realizada nos dias 28 a 30 de maio (Foto ao lado). Foi a primeira conferência, ou, primeiro congresso. Contudo, foi o primeiro passo de uma longa caminhada na evangelização da ilha. Nela também se encontram muitos imigrantes. Claro que vários países africanos estão próximos das ilhas Canárias também.

No dia 19.08.2010 especificamente, falei na reunião de oração. Gastamos certo tempo considerando a aplicação do Salmo 16, não só à ressurreição de Jesus, mas também a sua vida de oração. Ou seja, como Ele refugiava-se em Deus, até que o propósito salvífico e intercessório de sua vinda fosse realizado? Foi essa pergunta que respondemos. Depois disso, consideramos como que em nossas vidas diante das pressões diárias (tristezas e ansiedades), podemos nos refugiar em Deus até que a vontade de dEle se cumpra em nós. O verso 1 do Salmo 16 diz: Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Paramos no verso 1 devido ao tempo disponível. Em seguida, dobramos nossos joelhos para orar como mostra as fotos abaixo.

Daqui prosseguiremos para mais encontros com missionários em Granada. Os manteremos informados.

Obrigado por acompanharem e orarem.

Silas e Márcia Tostes

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO


Orando após a palavra baseada no Salmo 16


Jovens em oração


No dia 19.08.2010


Artesanato antes do culto

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LEICESTER



Amigo em Missões,
Leicester é uma cidade inglesa com 350 mil habitantes, a maioria da população é islâmica e hindu. Segundo o último censo, é a cidade inglesa com menos evangélicos, nela encontra-se a igreja: Bible Hall Fellowship. É liderada pelo Peter e Ana, missionários da Antioquia. Segundo as fotos que verá no link, perceberá que um bom grupo de pessoas se reúne lá. Claro que é época das férias aqui e nem todos estavam nesse último domingo, 15.08.2010.
Entre os membros da igreja, há também pessoas com testemunhos pessoas interessantes. Um deles é o testemunho de Esther. Anos atrás no Sri Lanka era sacerdotisa hindu. Tinha nome, respeito e honra no seu papel de sacerdotisa. Naquela época ela teve 3 visões, ou, aparições de Jesus a chamando para segui-lo. Ela dizia não. Mas não última vez pensou consigo mesma, se os meus deuses fossem poderosos, Jesus não entraria na minha casa, pois, não o desejava. Concluiu que Jesus era mais poderoso. Olhou para os seus deuses, ralhou com eles, dizendo: Vocês não tem poder contra Jesus, por isso, vou segui-lo. Lançou fora todas imagens, a família ficou furiosa, mas ela seguiu Jesus a partir dai. No momento está avançada em idade. Tem alguns problemas de saúde e precisa de nossas orações.
Outro testemunho interessante é do irmão Graham. Chegou a morrer, seu corpo foi colocado na geladeira, procedimento normal na Inglaterra. Pois aqui, os funerais ocorrem uma semana após o falecimento. Foi dado como morto o tempo suficiente para os médicos apagarem do sistema a sua identidade, assim como seu registro no INSS inglês. Ou seja, ele oficialmente não exisitia mais. Num dado momento, lá no mundo os mortos, ele ouviu uma voz que dizia que o tempo dele não estava completo e ia voltar. Ele ressuscitou. O governo inglês teve que criar uma nova identidade para ele. Desde essa época Graham serve o Senhor. Ele é um dos membros ativos na Bible Hall Church.
As fotos do link abaixo comunicam o que Deus vem fazendo nessa igreja.Verá pelas fotos nesse link que nesse ano houve alguns batismos e até um casamento.
Outro momento interessante aqui na Inglaterra, além de visitar os missionários: Joel, Mazé. Alessandra, Samuel, Suely, Manoel e Solange, foi o tempo gasto na Consulta da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial. Ali vários representantes de redes missionárias encontraram-se para comunhão, e para discutirem como poderiam apoiarem-se mais, evitando duplicação de esforços. Firmamos o acordo de nos comunicar o suficiente para sermos mais eficazes, assim como o compromisso de trazermos para as mesas de discussões algumas redes que ali não estavam representadas. Verá entre as fotos da Consulta, o memorial de Hannah Buxton, avó de Henry Buxton, que junto com William Wilberforce lutou contra a escravidão. O memorial é simplesmente uma carta de Hannah para o neto Henry. Na mesma expressou que desejava que na inauguração da mansão, houvesse um culto de consagração, pois, ela entendia que a propriedade seria usada como lugar de bençãos para a Igreja e para mundo. Anos mais tarde a grande mansão tornou-se o famoso seminário All Nations. Veja fotos da consulta nesse link.
Em breve enviarei notícias dos missionários na Espanha, inclusive de alguns recentemente expulsos do Norte da África.
Obrigado pelo apoio.
Pr Silas e Márcia Tostes